- atividades
- …
- atividades
- atividades
- …
- atividades
Casa Movimentos
A Casa Movimentos é um espaço estratégico de trabalho, formação, mobilização, elaboração de metodologias e construção de redes, pensado para potencializar nossa capacidade de falar com a juventude periférica sobre política de drogas. Além de acolher a equipe permanente, que faz a Movimentos acontecer no dia a dia, realizamos atividades como: aulas e oficinas de formação para a juventude periférica; imersões e residências com jovens periféricos de diferentes partes da cidade; eventos e intervenções culturais e artísticas; produção de conteúdo audiovisual e de comunicação multimídia; acolhimento de ativistas, coletivos e organizações parceiras.
A Casa Movimentos fica localizada no Parque União, uma das 16 favelas que compõem o Complexo da Maré, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Com cerca de 140 mil moradores e 800 mil metros quadrados de extensão, o Complexo da Maré é o maior conjunto de favelas da cidade.
Tem interesse em utilizar nosso espaço
para algum projeto ou atividade?
O que rola na casa
Residências
A Casa Movimentos é principalmente um espaço de formação, um lugar dentro da favela para construir narrativas com a juventude favelada. A Residência é
uma atividade com duração de dois a
três meses que acontece todo
segundo semestre do ano.
Quer saber mais sobre as
Residências? Clique aqui.
Escritório para a equipe
É nossa base de trabalho. Além do trabalho do dia a dia, é onde fazemos nossos planejamentos, articulações e reuniões com parceiros ou com a própria equipe.
Gravações de podcast
A Casa Movimentos também conta com um estúdio audiovisual para as gravações do MoviCast, o podcast oficial da Movimentos.
Para ouvir todos os episódios do nosso podcast, clique aqui.
Estúdio audiovisual
Além de ser preparado para as produções de podcast, nosso espaço também esta equipado para atender as nossas demandas audivisuais, proporcionando ao time materiais com cada vez mais qualidade.
Curso de Atuação
Temos também as aulas de atuação que acontecem na Laje Cultural Cadu Barcelos, lideradas pelo nosso Coordenador de Arte & Cultura, Ricardo Fernandes. Usamos a arte como ferramenta de transformação e direitos, potencializando futuros.
Curso de Fotografia
O curso de fotografia que acontece uma vez por semana e tem o objetivo de reunir jovens e trabahar seu olhar sobre a favela. Além de usar a fotografia como ferramenta para abordar direitos e cidadania. O curso é liderado pela nossa Diretora de Arte,
Karina Donária, em parceria com o
coletivo Amarévê.
Laje Cultural Cadu Barcelos
Para além das oficinas que acontecem aqui, ela não foi batizada de laje cultural à toa.
É o espaço de resistência cultural jovem, que tem por objetivo abarcar eventos de música, rima, poesia, rap, performances e tudo aquilo que a juventude transforma e transcende
ao fazer parte.
Compartilhamento
A Casa Movimentos também é espaço de acolhimento e fortalecimento de grupos e coletivos parceiros que não possuem ou precisam esporadicamente de um espaço para realização de reuniões, oficinas e atividades.
Galeria Bira Carvalho
Ao longo de todo o caminho de entrada da Casa Movimentos, temos a galeria que recebeu o nome de uma grande referência da Maré, o fotógrafo Bira Carvalho. Com fotos cedidas por vários fortógrafos de diferentes favelas, a galeria expressa nosso lugar com sensibilidade, amor e respeito.
By: Karina Donária, Jéssica Souto, Mayara Donaria, Gaby Pereira © 2024